A Secretaria da Fazenda reuniu nesta terça-feira (12), no auditório da Escola Fazendária, servidores, profissionais contadores e representantes de transportadoras conveniadas, para apresentar sua nova ferramenta de atendimento ao contribuinte. O Fale com a Sefaz chega com a proposta de reunir em um só lugar informações de todos os serviços da secretaria, proporcionando agilidade aos usuários.
“O Fale com a Sefaz é uma ferramenta de atendimento que busca tornar mais eficiente essa comunicação entre todos aqueles que buscam informação dentro da Secretaria de Fazenda e os servidores”, explica Wagno Linhares, coordenador do projeto.
O atendimento é todo virtual através do endereço http://www.sefaz.pi.gov.br/falecomasefaz/. Lá o contribuinte poderá tirar dúvidas sobre cadastros, IPVA, Nota Piauiense, malha fiscal, notas fiscais, taxas, postos fiscais, dentre outros serviços.
“Temos uma área especifica do chat. Ele está disponível para perguntas online, mas se não tiver nenhum representante disponível no momento para o atendimento online, a sua mensagem já fica registrada para no primeiro momento ser respondida”, explica o coordenador.
Uma equipe multidisciplinar vai atender os usuários no site e direcionar para o atendimento. “Não que a equipe saiba todas as perguntas possíveis, mas sabe onde encontrar a resposta. Esse é o ponto principal e isso possibilita mais agilidade”, afirma.
Para o superintendente da Receita da Sefaz, Antonio Luis Soares, o Fale com a Sefaz evita que o contribuinte fique perdido ao precisar de alguma informação da secretaria. “É um canal único de atendimento. A gente percebe que o contribuinte fica perdido. A pessoa vai entrar e vai saber onde será atendido de acordo com o seu problema. A pessoa que vai atender terá que dar a resposta mesmo que ela tenha que recorrer a um terceiro para ajudar”, declara.
O Fale com a Sefaz esta no ar desde o mês de novembro. A página ainda opera em fase experimental e já registrou quase 400 mensagens de usuários.
Malhas Fiscais
Durante o seminário, a Sefaz apresentou ainda para os profissionais, o novo Sistema Eletrônico de Malhas Fiscais. Através dele os contribuintes serão acionados para regularizar as pendências que forem detectadas através dos cruzamentos das informações econômico-fiscais. O sistema está disponível na e-Ageat. “As malhas vão ficar cada vez mais especializadas”, disse o superintendente.
“Falamos sobre a nova era da Sefaz nas relações eletrônicas por meio da e-Ageat, onde serão possíveis vários procedimentos pelo próprio contribuinte sem a necessidade de deslocar-se à Sefaz como por exemplo: parcelamento, denúncia espontânea, processo administrativo, impugnação ou recurso em processo administrativo fiscal, malhas fiscais eletrônicas entre outras que virão. Tudo, em meio eletrônico, sem papel, podendo ser acompanhado pelo próprio contribuinte”, disse Januário Ponte, coordenador de Malhas Fiscais.
Com informações da SEFAZ
Você precisa estar logado para postar um comentário.
SINATFISCO – Sindicato dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual do Piauí. Trata-se de entidade sindical representativa dos Agentes de Tributos da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI).
Email: sinatfisco@sinatfisco.org.br