VIA: LAIOB
Está achando o seu dia curto para a quantidade de atividades que você precisa realizar? No trabalho, as tarefas parecem se multiplicar a cada piscar de olhos?
Calma! A gente tem uma boa notícia: disciplina, organização, planejamento e foco são os ingredientes certos para você se transformar em um profissional mais produtivo.
Pode parecer que não, mas pequenos hábitos como navegar na internet, dar aquela olhadinha nas redes sociais ou ler e-mails pessoais no meio de uma tarefa profissional podem prejudicar (e muito!) a sua produtividade.
Basta reparar como o simples fato de receber uma notificação em seu celular pode matar uma nova ideia ou quebrar uma linha de raciocínio.
Para ajudar você na, não tão simples, tarefa de aumentar a sua produtividade, preparamos uma lista com os principais hábitos de pessoas super produtivas. Confira!
No dia-a-dia
✓ Durma oito horas por dia: uma boa noite de sono ajuda a equilibrar tanto o estado físico quando o mental.
✓ Pratique uma atividade física: de preferência, faça algum exercício antes de começar a trabalhar.
✓ Alimente-se bem: e não deixe de lado as refeições importantes como café da manhã, almoço e jantar.
✓ Saiba dividir as prioridades: dê para o lazer a mesma importância que você dá ao trabalho. E foque no que é importante para cada um dos momentos.
✓ Crie metas para a sua vida: crie também prazos e defina o ponto de chegada antes do ponto de partida. Isso ajudará a manter o foco.
No trabalho
✓ Evite fazer horas-extras: estudos apontam que a produtividade aumenta quando diminuímos a carga horária de 10 para 8 horas e trabalhamos apenas cinco dias por semana.
✓ Faça uma coisa de cada vez: querer fazer tudo ao mesmo tempo só aumenta as chances de erro, além de tornar o desenvolvimento do trabalho mais lento. Leve essa dica a sério e aprenda a dizer não. Acumular tarefas que não consegue realizar não fará de você um profissional melhor.
✓ Maneire no perfeccionismo: o exagero pode causar a queda da produtividade.
✓ Reserve um tempo para relaxar: pesquisas revelam que um pouco de inatividade cerebral ativa o lado criativo e ajuda a formar memórias estáveis.
✓ Use a técnica de sprints: trabalhar com o tempo de produção e o tempo de descanso cronometrados (produzir por 90 minutos com intervalos de 20 minutos, por exemplo) resulta em mais energia e foco nas atividades.
✓ Diminua a quantidade de reuniões: faça apenas quando for extremamente importante.
✓ Estipule um horário para responder e-mails: ficar checando a caixa de entrada constantemente irá desviar a sua atenção.
✓ Programe-se: faça diariamente uma lista de tarefas e comece a trabalhar pelas prioritárias e urgentes.