Entre os dias 17 e 20 deste mês, técnicos fazendários e auditores fiscais participaram do curso de SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), realizado na Escola Fazendária. A capacitação foi oferecida pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), após solicitação do Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual do Piauí (Sintfepi), e integra o Programa de Capacitação dos Técnicos Fazendários 2017.
Elon de Oliveira Bezerra, ministrante do curso, contador e empresário, explica que o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscais e contábeis dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado.
“O objetivo desse curso baseia-se na integração dos fiscos, mediante a padronização, racionalização e compartilhamento das informações digitais contábeis e fiscais. Além disso, o SPED visa integrar todo o processo relativo às notas fiscais. Com isso, busca-se reduzir os custos com o armazenamento de documentos e também minimizar os encargos com o cumprimento das obrigações acessórias”, diz o palestrante.
O auditor fiscal da Fazenda Estadual, Luiz Eduardo Rigel Gomes Junior, participa de um grupo de migração da DIEF (Declaração de Informações Econômico-Fiscais) para o SPED e atua no desenvolvimento de roteiros para fiscalização. “Espero agregar conhecimento ao trabalho que já vem sendo desenvolvido a partir da visão de um profissional que já trabalha com isso há um certo tempo”, diz o auditor.
A técnica fazendária Maria Aurora, que trabalha na Gerência Regional de Piripiri, destaca que as demandas em relação ao SPED são inúmeras. “Temos que ampliar nossos conhecimentos para oferecer um melhor atendimento para o contribuinte e para o contador”, afirma Maria Aurora.
O palestrante Elon de Oliveira é contador; Bacharel em Administração de Empresa; Bacharel em Matemática; Pós-graduado em Auditoria Contábil e Financeira, Pós-Graduado em Contabilidade Pública; Pós-Graduado em Gestão Empresarial; Pós-Graduado em Análise de Curso Empresarial; Pós-Graduado em Controladoria; Pós-Graduado em RH; MBA em Gerencia Contábil Auditoria, Controladoria e Perícia; Consultor Tributário-Empresarial e Contábil; Empresário Contábil e Consultor SPED.
Você precisa estar logado para postar um comentário.
SINATFISCO – Sindicato dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual do Piauí. Trata-se de entidade sindical representativa dos Agentes de Tributos da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI).
Email: sinatfisco@sinatfisco.org.br