Para o supervisor de informações do IBGE, Pedro Soares, a situação do Piauí merece alerta. A pesquisa Estadic 2013 revelou que o número de servidores comissionados no ano de 2012 cresceu 6,28%, em relação ao ano passado, a medida que o total de estatutários caiu 23,51%.
“Pela Constituição de 1988 a única forma de contratação deveria ser através de concurso público. Se o número de comissionados continuar a crescer nesse ritmo em breve se terá um número meio a meio de servidores”, disse o gestor.
Durante a pesquisa, foi constatado que o número de pessoas somente comissionadas na Administração Direta do Estado passou de 1.448 em 2012 para 1.539 em 2013. Alta de 6,28% ou 8 contratações por mês.
No mesmo período, o total dos estatutários sofreu redução. No início da pesquisa eram 48.972 servidores estaduais ingressos no serviço através de concurso. No fim da coleta de dados foram constatados 37.458: redução 23,51%.
“Não era para ser assim. Isso não deveria existir. Os dados deveriam ser ao contrário. Mas a pesquisa mostra ainda que tipo de política pública deve ter investimento. Os governos devem priorizar os concursos”, analisa Pedro Soares.
Resposta do Governo do Estado
O Cidadeverde.com procurou o secretário estadual da Administração, Paulo Ivan, para que ele analisasse a realidade exposta na pesquisa. O gestor disse que apenas comentaria os dados após ler a pesquisa. Até o fechamento desta matéria o secretário não retornou a ligação.
Fonte: Cidadeverde.com
Você precisa estar logado para postar um comentário.
SINATFISCO – Sindicato dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual do Piauí. Trata-se de entidade sindical representativa dos Agentes de Tributos da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI).
Email: sinatfisco@sinatfisco.org.br