Trajetória de técnico fazendário é destaque no programa Líder Piauí

18 de abril de 2017

Flaviano Santana, técnico fazendário e ex-diretor Administrativo e Financeiro do Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual do Piauí (Sintfepi), concedeu entrevista ao programa Líder Piauí, da TV Antena 10, no dia 14 de agosto.

O jornalista Marcos Mazullo conduziu a entrevista, que abordou a história de luta do funcionário público que é respeitada pelo afinco com que se dedica para conduzir seu trabalho.

Nascido em São Raimundo Nonato, Flaviano Santana chegou em Teresina em 1983. Formou-se em Odontologia e, atualmente, trabalha na Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ) como técnico fazendário, categoria que possui mais de 1100 servidores ativos e 1200 inativos e pensionistas. Foi também diretor de Administração e Finanças do Sintfepi.

Há 33 anos em Teresina, o profissional lembra que já trabalhou como engraxate, garçom, DJ, foi dono do Zanzibar eda Casa de show Aplausos. Em 1995, atuou como um dos fundadores da Banda Razão de Ser, primeira banda a gravar um CD no Piauí. Casado com a empresária Delisiaux da Silva Sousa, tem dois filhos Flávio e Gabriel. Apaixonado por futebol e corinthiano de coração.

A trajetória de Flaviano não foi fácil. Aos 13 anos mudou-se para Teresina juntamente com sua família, seus pais e nove irmãos. Flaviano Santana revelou: “Quando chegamos, eu e meu irmão passamos quase um ano trabalhando como engraxate na Praça Rio Branco. Depois, nosso pai abriu uma churrascaria muito conhecida na época, a “Bom Clima”. Durante nove anos o ajudei como garçom e quando tinha a festa, aos sábados, ajudava na programação musical”, lembra o técnico fazendário.

Em 1991, foi aprovado no vestibular para o curso de Odontologia. Logo após, montou um bar no centro de Teresina chamado Zanzibar. Local conhecido pelo repertório musical que sempre tocava Música Popular Brasileira (MPB). Flaviano exerceu a profissão de Odontólogo por certo período, até ser aprovado, em 2001, para o concurso público de técnico fazendário da Sefaz.

Nesta entrevista, Flaviano Santana revela: “Estou há 14 anos na Sefaz e há quatro anos exerci o cargo de diretor Financeiro e Administrativo do Sintfepi. Sempre na luta por uma categoria com os anseios diversificados. Quando fui eleito presidente do sindicato, de imediato, alteramos o estatuto e o transformamos em uma entidade de diretoria colegiada, por entender que movimento sindical se faz em coletividade”, diz.

Flaviano fala que a experiência foi muito gratificante. “As dificuldades de coordenar um grupo como esse são diversas, mas realizamos muitas conquistas com esse modelo de gestão que adotamos”, diz Flaviano Santana.

Em um bloco do programa, o profissional fez uma espécie de auto-avaliação e um balanço de sua trajetória até o momento. Flaviano frisou que os vínculos familiares são parte essencial do que ele é hoje. “Sou muito grato a meu pai por todos os ensinamentos, pois graças às suas orientações consegui evoluir como pessoa e como ser humano”.

Questionado se pretende seguir carreira política, o técnico fazendário afirma não ter interesse.

Assita o vídeo:

{youtube}v93eetmSNNo{/youtube}

Deixe o seu comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário.

Quem somos

SINATFISCO – Sindicato dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual do Piauí. Trata-se de entidade sindical representativa dos Agentes de Tributos da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI).

Email: sinatfisco@sinatfisco.org.br

Redes sociais

SINATFISCO – Sindicato dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual do Piauí. Av. Pedro Freitas nº 1765, Salas 103 e 104, Bairro Vermelha, CEP 64018-000. ©Sinatfisco 2017