Normalmente, o trabalho do técnico fazendário é associado à tributação e fiscalização, mas esses profissionais desempenham outras atividades, que também são muito importantes para o bom funcionamento da máquina fazendária. Uma delas é o atendimento ao contribuinte.
“Após as recentes alterações na Legislação Tributária do ICMS, que entraram em vigor em janeiro deste ano, houve um aumento no fluxo de atendimento aos contribuintes nos postos fiscais piauienses. Para atender o volume de solicitações, nossa categoria, realiza atendimento presencial, por telefone e e-mail”, destaca o diretor administrativo-financeiro do Sintfepi, Augusto Muller.
A técnica fazendária Domiciana Camargo que trabalha no setor de Transportadoras Conveniadas da SEFAZ explica que após mudanças na Legislação do ICMS, o atendimento ao contribuinte por e-mail praticamente dobrou. “Até o ano passado atendíamos, por mês, cerca de 800 solicitações por e-mail. Atualmente, só no último mês de janeiro já atendemos mais de 1.500 solicitações”, diz Domiciana Camargo.
“Muitos contribuintes sempre nos procuraram para saber como devem ser calculados os impostos cobrados, tirar dúvidas relacionadas à legislação tributária e quitar pendências fiscais. Mas o que tem gerado aumento no fluxo de contribuintes ultimamente são demandas quanto à nova alíquota do ICMS, MVA´s aplicáveis, adicional FECOP e o percentual de partilha do ICMS-Consumidor Final”, destaca Domiciana Camargo.
O contador e contribuinte, Carlos Alberto, afirma que as alternativas de atendimento oferecidas pelos técnicos fazendários, têm diminuído o tempo de espera e gerado mais comodidade, já que o profissional consegue solucionar problemas e esclarecer dúvidas sem precisar se deslocar até o posto fiscal.
“O atendimento à distância, tem oferecido o que desejamos, via internet ou por telefone, de forma ágil, fácil e confortável”, finaliza o operador de carga, Allan Borges.
Você precisa estar logado para postar um comentário.
SINATFISCO – Sindicato dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual do Piauí. Trata-se de entidade sindical representativa dos Agentes de Tributos da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI).
Email: sinatfisco@sinatfisco.org.br