Nesta última quinta-feira (11/07/13), esteve reunida com a Deputada Rejane Dias uma comissão do SINTFEPI com o intuito de pedir auxílio para a referida parlamentar interceder junto ao governador do Estado do Piauí, no sentido de
corrigir a tabela de vencimento dos servidores integrantes do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização – TAF da Secretaria da Fazenda no que se refere aos servidores Técnicos da Fazenda Estadual, referente ao Projeto de Lei nº13 de 06 de maio de 2013.
O pedido se justifica porque foram concedidos reajustes com percentuais diferenciados entre os servidores Auditores Fiscais e os Técnicos da Fazenda Estadual, conforme exemplo abaixo:
CLASSE | REF | TÉCNICOS DA FAZENDA | CLASSE | REF | AUDITORES FISCAIS | |||||
Jan/2013 | Var( %) | Ago/2013 | Jan/2013 | Var( %) | Ago/2013 | |||||
I | A | 3.308,64 | 4,10 | 3.444,13 | I | A | 9.125,06 | 6,62 | 9.728,81 | |
B | 3.389,88 | 4,07 | 3.527,80 | B | 9.540,37 | 6,53 | 10.163,23 | |||
C | 3.475,21 | 4,07 | 3.616,72 | C | 9.976,47 | 6,44 | 10.619,39 |
Tabela 01: Comparativo do percentual de reajuste de cargos do grupo TAF.
Neste caso, a variação percentual dos reajustes concedidos para o cargo de Técnico da Fazenda Estadual na Classe I, Referências: A, B e C foram em torno de 4% (quatro por cento) no período de janeiro de 2013 para agosto de 2013. Entretanto, para o cargo de Auditor Fiscal, nas mesmas classes e referências as variações ficaram em torno de 6% (seis por cento).
Esta distorção exemplificada se repete em toda a tabela dos dois cargos, conforme podemos observar no anexo I e no anexo II – quadro II do referido projeto de lei que anexamos no final.
Tal diferenciação só contribui para desmotivar os servidores técnicos e aumentar o conflito entre as classes dentro da SEFAZ que é desfavorável para o Estado do Piauí. Ademais, a diferença a ser corrigida não chega a ser elevada a ponto de prejudicar o equilíbrio financeiro do Estado, pelo contrário, a ação trará muito mais vantagens.
A Deputada Rejane Dias comprometeu-se com o SINTFEPI a procurar o líder do governo para abrir diálogo junto ao Governador Wilson Martins para resolver essa distorção. A intenção da parlamentar é de convencer o Governador a enviar, ainda no mês de agosto/2013, uma mensagem com uma nova tabela para a Assembleia Legislativa com os valores de vencimento sugeridos pelo SINTFEPI.
Veja as tabelas a seguir que foram enviadas pelo Governador para a Assembleia Legislativa:
ANEXO I
Projeto de Lei nº13 de 06 de maio de 2013.
VENCIMENTO DOS AUDITORES FISCAIS DA FAZENDA ESTADUAL
Classe |
Ref. |
Vencimento (R$) |
||||||||||||||
Dez/2012 |
Var( %) |
Jan/2013 |
Var( %) |
Ago/2013 |
Var( %) |
Dez/2013 |
Var( %) |
Ago/2014 |
Var( %) |
Dez/2014 |
Var( %) |
Ago/2015 |
Var( %) |
Dez/2015 |
||
I |
A |
8.490,35 |
7,48 |
9.125,06 |
6,62 |
9.728,81 |
6,49 |
10.360,34 |
6,38 |
11.020,91 |
6,27 |
11.711,87 |
6,17 |
12.434,62 |
6,08 |
13.190,61 |
B |
8.905,66 |
7,13 |
9.540,37 |
6,53 |
10.163,23 |
6,41 |
10.814,74 |
6,30 |
11.496,22 |
6,20 |
12.209,04 |
6,11 |
12.954,66 |
6,02 |
13.734,57 |
|
C |
9.341,76 |
6,79 |
9.976,47 |
6,44 |
10.619,39 |
6,33 |
11.291,88 |
6,23 |
11.995,31 |
6,13 |
12.731,09 |
6,05 |
13.500,72 |
5,96 |
14.305,76 |
|
II |
A |
9.799,64 |
6,48 |
10.434,35 |
6,36 |
11.098,33 |
6,26 |
11.792,85 |
6,16 |
12.519,32 |
6,07 |
13.279,21 |
5,99 |
14.074,05 |
5,91 |
14.905,46 |
B |
10.280,42 |
6,17 |
10.915,13 |
6,29 |
11.601,23 |
6,19 |
12.318,88 |
6,09 |
13.069,55 |
6,01 |
13.854,75 |
5,93 |
14.676,07 |
5,85 |
15.535,17 |
|
C |
10.785,24 |
5,88 |
11.419,95 |
6,21 |
12.129,27 |
6,12 |
12.871,22 |
6,03 |
13.647,29 |
5,95 |
14.459,07 |
5,87 |
15.308,18 |
5,80 |
16.196,36 |
|
III |
A |
11.315,31 |
5,61 |
11.950,02 |
6,14 |
12.683,72 |
6,05 |
13.451,17 |
5,97 |
14.253,93 |
5,89 |
15.093,61 |
5,82 |
15.971,92 |
5,75 |
16.890,62 |
B |
11.871,87 |
5,35 |
12.506,58 |
6,07 |
13.265,88 |
5,99 |
14.060,11 |
5,91 |
14.890,88 |
5,84 |
15.759,86 |
5,77 |
16.668,81 |
5,70 |
17.619,58 |
|
C |
12.456,26 |
5,10 |
13.090,97 |
6,01 |
13.877,15 |
5,93 |
14.699,50 |
5,85 |
15.559,68 |
5,78 |
16.459,42 |
5,72 |
17.400,56 |
5,66 |
18.384,98 |
|
Especial |
A |
13.069,88 |
4,86 |
13.704,59 |
5,94 |
14.519,00 |
5,87 |
15.370,88 |
5,80 |
16.261,94 |
5,73 |
17.193,99 |
5,67 |
18.168,91 |
5,61 |
19.188,68 |
B |
13.714,17 |
4,63 |
14.348,88 |
5,88 |
15.192,93 |
5,81 |
16.075,80 |
5,74 |
16.999,29 |
5,68 |
17.965,25 |
5,62 |
18.975,66 |
5,57 |
20.032,54 |
|
C |
14.390,68 |
4,41 |
15.025,39 |
5,82 |
15.900,56 |
5,76 |
16.815,98 |
5,69 |
17.773,52 |
5,64 |
18.775,10 |
5,58 |
19.822,75 |
5,53 |
20.918,60 |
ANEXO II
Quadro II do Projeto de Lei nº13 de 06 de maio de 2013.
VENCIMENTO DOS TÉCNICOS DA FAZENDA ESTADUAL
Classe |
Ref. |
Vencimento (R$) |
||||||||||||||
Dez/2012 |
Var( %) |
Jan/2013 |
Var( %) |
Ago/2013 |
Var( %) |
Dez/2013 |
Var( %) |
Ago/2014 |
Var( %) |
Dez/2014 |
Var( %) |
Ago/2015 |
Var( %) |
Dez/2015 |
||
I |
A |
3.191,24 |
3,68 |
3.308,64 |
4,10 |
3.444,13 |
3,88 |
3.577,63 |
3,76 |
3.712,13 |
3,62 |
3.846,62 |
3,50 |
3.981,12 |
3,38 |
4.115,62 |
B |
3.272,48 |
3,59 |
3.389,88 |
4,07 |
3.527,80 |
3,91 |
3.665,72 |
3,76 |
3.803,64 |
3,63 |
3.941,56 |
3,50 |
4.079,48 |
3,38 |
4.217,40 |
|
C |
3.357,81 |
3,50 |
3.475,21 |
4,07 |
3.616,72 |
3,91 |
3.758,24 |
3,77 |
3.899,76 |
3,63 |
4.041,27 |
3,50 |
4.182,79 |
3,38 |
4.324,31 |
|
II |
A |
3.447,40 |
3,41 |
3.564,80 |
4,08 |
3.710,10 |
3,92 |
3.855,39 |
3,77 |
4.000,68 |
3,63 |
4.145,97 |
3,50 |
4.291,27 |
3,39 |
4.436,56 |
B |
3.485,56 |
3,37 |
3.602,96 |
4,08 |
3.749,86 |
3,92 |
3.896,76 |
3,77 |
4.043,66 |
3,63 |
4.190,57 |
3,51 |
4.337,47 |
3,39 |
4.484,37 |
|
C |
3.640,25 |
3,23 |
3.757,65 |
4,08 |
3.911,07 |
3,92 |
4.064,49 |
3,77 |
4.217,91 |
3,64 |
4.371,33 |
3,51 |
4.524,75 |
3,39 |
4.678,17 |
|
III |
A |
3.743,96 |
3,14 |
3.861,36 |
4,09 |
4.019,15 |
3,93 |
4.176,94 |
3,78 |
4.334,74 |
3,64 |
4.492,53 |
3,51 |
4.650,32 |
3,39 |
4.808,11 |
B |
3.852,86 |
3,05 |
3.970,26 |
4,09 |
4.132,64 |
3,93 |
4.295,02 |
3,78 |
4.457,40 |
3,64 |
4.619,79 |
3,51 |
4.782,17 |
3,40 |
4.944,55 |
|
C |
3.967,20 |
2,96 |
4.084,60 |
4,09 |
4.251,80 |
3,93 |
4.419,00 |
3,78 |
4.586,20 |
3,65 |
4.753,40 |
3,52 |
4.920,60 |
3,40 |
5.087,80 |
|
Especial |
A |
4.087,26 |
2,87 |
4.204,66 |
3,88 |
4.367,92 |
4,15 |
4.549,18 |
3,79 |
4.721,44 |
3,65 |
4.893,70 |
3,52 |
5.065,96 |
3,40 |
5.238,22 |
B |
4.307,45 |
2,73 |
4.424,85 |
4,10 |
4.606,39 |
3,94 |
4.787,93 |
3,79 |
4.969,47 |
3,65 |
5.151,01 |
3,52 |
5.332,55 |
3,40 |
5.514,09 |
|
C |
4.345,68 |
2,70 |
4.463,08 |
4,10 |
4.646,23 |
3,94 |
4.829,38 |
3,79 |
5.012,54 |
3,65 |
5.195,69 |
3,53 |
5.378,84 |
3,41 |
5.561,99 |
Veja a tabela proposta pelo SINTFEPI com os novos valores:
CLASSE |
REF |
PROPOSTA DO SINTFEPI – Vencimento ( RS ) com os mesmos índices de correção dos AFFE – TABELA 2 |
|||||||||||||
Dez/2012 |
Jan/2013 |
Var( %) |
Ago/2013 |
Var( %) |
Dez/2013 |
Var( %) |
Ago/2014 |
Var( %) |
Dez/2014 |
Var( %) |
Ago/2015 |
Var( %) |
Dez/2015 |
||
I |
A |
3.191,24 |
3.308,64 |
6,62 |
3.527,55 |
6,49 |
3.756,54 |
6,38 |
3.996,05 |
6,27 |
4.246,59 |
6,17 |
4.508,65 |
6,08 |
4.782,76 |
B |
3.272,48 |
3.389,88 |
6,53 |
3.611,19 |
6,41 |
3.842,69 |
6,30 |
4.084,83 |
6,20 |
4.338,11 |
6,11 |
4.603,04 |
6,02 |
4.880,16 |
|
C |
3.357,81 |
3.475,21 |
6,44 |
3.699,17 |
6,33 |
3.933,42 |
6,23 |
4.178,45 |
6,13 |
4.434,76 |
6,05 |
4.702,85 |
5,96 |
4.983,28 |
|
II |
A |
3.447,40 |
3.564,80 |
6,36 |
3.791,64 |
6,26 |
4.028,92 |
6,16 |
4.277,11 |
6,07 |
4.536,72 |
5,99 |
4.808,27 |
5,91 |
5.092,31 |
B |
3.485,56 |
3.602,96 |
6,29 |
3.829,43 |
6,19 |
4.066,32 |
6,09 |
4.314,11 |
6,01 |
4.573,30 |
5,93 |
4.844,40 |
5,85 |
5.127,98 |
|
C |
3.640,25 |
3.757,65 |
6,21 |
3.991,05 |
6,12 |
4.235,18 |
6,03 |
4.490,54 |
5,95 |
4.757,65 |
5,87 |
5.037,04 |
5,80 |
5.329,29 |
|
III |
A |
3.743,96 |
3.861,36 |
6,14 |
4.098,44 |
6,05 |
4.346,42 |
5,97 |
4.605,81 |
5,89 |
4.877,14 |
5,82 |
5.160,94 |
5,75 |
5.457,80 |
B |
3.852,86 |
3.970,26 |
6,07 |
4.211,30 |
5,99 |
4.463,43 |
5,91 |
4.727,16 |
5,84 |
5.003,03 |
5,77 |
5.291,58 |
5,70 |
5.593,40 |
|
C |
3.967,20 |
4.084,60 |
6,01 |
4.329,90 |
5,93 |
4.586,49 |
5,85 |
4.854,88 |
5,78 |
5.135,61 |
5,72 |
5.429,26 |
5,66 |
5.736,42 |
|
ESPECIAL |
A |
4.087,26 |
4.204,66 |
5,94 |
4.454,53 |
5,87 |
4.715,89 |
5,80 |
4.989,27 |
5,73 |
5.275,23 |
5,67 |
5.574,34 |
5,61 |
5.887,22 |
B |
4.307,45 |
4.424,85 |
5,88 |
4.685,13 |
5,81 |
4.957,39 |
5,74 |
5.242,17 |
5,68 |
5.540,05 |
5,62 |
5.851,64 |
5,57 |
6.177,55 |
|
C |
4.345,68 |
4.463,08 |
5,82 |
4.723,04 |
5,76 |
4.994,95 |
5,69 |
5.279,37 |
5,64 |
5.576,88 |
5,58 |
5.888,07 |
5,53 |
6.213,57 |
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SINATFISCO – Sindicato dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual do Piauí. Trata-se de entidade sindical representativa dos Agentes de Tributos da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI).
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