Nesta sexta-feira (28), movimentos populares e entidades sindicais se reuniram para protestar contra as reformas do Governo Federal que retiram os direitos dos trabalhadores. Em Teresina, a concentração aconteceu na Praça Rio Branco e os manifestantes seguiram em caminhada até a Praça da Liberdade, no centro da capital.
Representantes do Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual do Piauí (SINTFEPI) participaram do protesto, que acontece em todo o país. A categoria cruzou os braços aderindo à paralisação geral de 24 horas em apoio ao movimento.
A técnica fazendária Teresa Dávila afirma que a paralisação acontece para mostrar que os trabalhadores vão lutar pelos seus direitos. “Estamos participando do movimento para reivindicar nossos direitos e dizer que não vamos aceitar que nenhuma conquista nos seja retirada. Vamos à luta, toda a Fazenda está parada neste momento em apoio ao movimento”, diz.
Flaviano de Santana, conselheiro fiscal do SINTFEPI, explica como está acontecendo a paralisação nos postos fiscais da Secretaria da Fazenda do Piauí. “A orientação é que os serviços aconteçam da seguinte forma: as mercadorias que são destinadas ao Estado do Piauí estão sendo fiscalizadas, como um meio de não gerar prejuízo para o Estado, mas as mercadorias que tem destino a outros estados não estão sendo conferidas. O atendimento ao contribuinte está totalmente suspenso por hoje”, destaca.